O marketing da raça Lusitana numa economia de mercado – por Rodrigo Coelho de Almeida

                                                                                                                                           

 marketing

I. Introdução

O objectivo último da construção deste artigo é fazer reflectir os leitores na importância do marketing na condução dos destinos da raça, e de cada coudelaria como parte dessa realidade.

Importa iniciar este artigo com as três dimensões características do conceito de marketing: uma dimensão acção (a conquista dos mercados), uma dimensão análise (a compreensão dos mercados), e uma dimensão cultura (um estado de espírito). O marketing como sistema de pensamento apoia-se numa teoria das escolhas individuais, fundadas no princípio da soberania do comprador.

A soberania do comprador reflecte as suas escolhas e motivações (por gostos, factores culturais, moda, etc.), seguindo o princípio da liberdade individual, e com o objectivo último de alcançar experiências gratificantes. A relação comprador/vendedor é sustentável quando essas experiências geram utilidade para ambas as partes.

 

II. O marketing operacional aplicado à raça

O excelente trabalho que a APSL tem empreendido na área do marketing operacional, reflecte um comportamento voluntarista de conquista dos mercados existentes, através de uma actuação baseada em dar a conhecer e valorizar, junto dos potenciais compradores, as qualidades distintivas do cavalo de raça Lusitana.

A função primária deste tipo de trabalho, cujo horizonte de actuação se situa no curto/médio prazo, é facilitar a procura, e assim, reduzir os custos de prospecção dos compradores, criando volume de negócio.

É inquestionável que presentemente a raça Lusitana vende melhor o seu produto que a congénere Pura Raça Espanhola.

 

III. O futuro da raça associado ao marketing estratégico

Contudo a função do marketing na raça deve transcender o exclusivismo da aplicação do conceito de marketing operacional. Este tem de ser complementado com uma análise sistemática e permanente das necessidades do mercado (permite uma identificação corrente do mercado no qual se pretende concorrer), e no desenvolvimento de conceitos de produtos (essenciais numa estratégia de presença), que para além de apresentarem qualidades distintivas da concorrência, apresentem um desempenho adequado a grupos de compradores específicos (segmentação do mercado).

Serão as motivações de compra a constituírem e estratificarem os segmentos de mercado.

Cabe a quem Dirige os destinos da raça, ou de uma coudelaria, a escolha entre um direccionamento das atenções à totalidade do mercado, ou a sua centralização num ou mais dos segmentos de mercado que compõem o mercado de referência.

 A aplicação deste conceito implícito de marketing estratégico, é a única forma de assegurar ao produtor uma vantagem concorrencial duradoura e defensável.

 

IV. A maiêutica Socrática no contexto do marketing da raça

A Maiêutica Socrática consistia em dar luz a ideias complexas a partir da resposta a questões simples (dentro de determinados contextos). Este Grande filósofo entendia que o “parto” intelectual era a resultante da procura da verdade no interior do Homem.

Deixo as seguintes perguntas para um exercício Socrático:

  1. Que clientes procuro para os meus cavalos?
  2. Quem são os meus concorrentes directos nesta intenção?
  3. Quais os factores-chave de sucesso que tenho de dominar?
  4. Que raças alternativas ou concorrentes indirectos terei de vigiar?
  5. Quem me poderá proporcionar parcerias com interesse?

 

 

ATENÇÃO: não compliquem, não se trata da maiêutica do Sócrates do séc. XXI (o actual Primeiro Ministro português), mas sim a associada ao do séc. IV A.C.!!!!

 

Este artigo é um “briefing” de um trabalho mais completo e estruturado, que brevemente constituirá alvo de publicação.

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