A Estação Zootécnica Nacional em 1935

 

Cartujano - vencedor na sua classe das provas morfo-funcionais de 1935

 

Como parte de quem se interessa por todas as matérias que envolvem a raça Lusitana, não podemos ficar indiferentes ao trabalho do passado. As diferenças com o presente são abissais! O trabalho dos nossos Serviços Oficiais do passado, revela sistematização, rigor e um empenho enorme em registar e anotar todo o trabalho desenvolvido.

É marcante o trabalho de selecção que foi praticado na EZN, com o efectivo da Coudelaria Nacional. Contudo, como na vida, a espuma do tempo e as gerações encarregam-se de alterar a fisionomia dos acontecimentos e das coisas. Fica apenas a sobriedade dos registos, em exclusivo para quem se interessa por assuntos velhos.

Neste processo de pesquisa, tenho vindo a encontrar vultos que merecem toda a nossa atenção e entendimento. Hoje e aqui vou expor uns apontamentos que encontrei do Dr. José Menezes. Infelizmente o seu espólio, detido pelos seus descendentes (coudelaria Menezes), de acordo com a informação que me foi transmitida pelo Sr. Afonso Vinagre, encontra-se perdido!

Segundo o Dr. Menezes: “A apreciação de um reprodutor tem por base o conhecimento da ascendência, dos resultados das provas funcionais e da sua descendência”. Esta constatação é perfeitamente actual.

É caricato constatar que em 2009 não existe um centro de testagem para garanhões Lusitanos! Será progresso ou retrocesso? Onde estão as preocupações com a funcionalidade dos garanhões Lusitanos?

Em países do centro da Europa existe testagem, baseada nos mesmos princípios que norteavam as testagens praticadas em Portugal de 1935 a 1973. As testagens morreram com a revolução de Abril de 1974!

Estaremos mais avançados que os países do Centro da Europa? 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s