A Estação Zootécnica Nacional em 1935

 

Cartujano - vencedor na sua classe das provas morfo-funcionais de 1935

 

Como parte de quem se interessa por todas as matérias que envolvem a raça Lusitana, não podemos ficar indiferentes ao trabalho do passado. As diferenças com o presente são abissais! O trabalho dos nossos Serviços Oficiais do passado, revela sistematização, rigor e um empenho enorme em registar e anotar todo o trabalho desenvolvido.

É marcante o trabalho de selecção que foi praticado na EZN, com o efectivo da Coudelaria Nacional. Contudo, como na vida, a espuma do tempo e as gerações encarregam-se de alterar a fisionomia dos acontecimentos e das coisas. Fica apenas a sobriedade dos registos, em exclusivo para quem se interessa por assuntos velhos.

Neste processo de pesquisa, tenho vindo a encontrar vultos que merecem toda a nossa atenção e entendimento. Hoje e aqui vou expor uns apontamentos que encontrei do Dr. José Menezes. Infelizmente o seu espólio, detido pelos seus descendentes (coudelaria Menezes), de acordo com a informação que me foi transmitida pelo Sr. Afonso Vinagre, encontra-se perdido!

Segundo o Dr. Menezes: “A apreciação de um reprodutor tem por base o conhecimento da ascendência, dos resultados das provas funcionais e da sua descendência”. Esta constatação é perfeitamente actual.

É caricato constatar que em 2009 não existe um centro de testagem para garanhões Lusitanos! Será progresso ou retrocesso? Onde estão as preocupações com a funcionalidade dos garanhões Lusitanos?

Em países do centro da Europa existe testagem, baseada nos mesmos princípios que norteavam as testagens praticadas em Portugal de 1935 a 1973. As testagens morreram com a revolução de Abril de 1974!

Estaremos mais avançados que os países do Centro da Europa? 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s